ENEM 2014 – A possibilidade de duas provas é descartada

Fonte: Zero Hora

O Ministério da Educação (MEC) confirmou que não será criada uma segunda prova anual do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014. O ministro José Henrique Paim confirmou que os candidatos do Enem 2014 deverão fazer um único teste no fim do ano, como já vem sendo feito nos últimos anos.

Em 2009, o então ministro da Educação Fernando Haddad anunciou a aplicação das duas provas. As provas do primeiro semestre ocorreriam em abril, e as do segundo em novembro.

Em 2011, uma portaria determinando a mudança chegou a ser publicada no Diário Oficial, definindo que o exame teria duas edições por ano a partir de 2012. Em fevereiro daquele ano, entretanto, a portaria foi revogada.

A data do início das inscrições e o calendário de 2014 ainda não foi divulgado pelo MEC, mas com a confirmação de uma única prova, especula-se que o exame siga um cronograma parecido com o do ano passado, quando candidatos se cadastraram no sistema entre 13 e 27 de maio. A prova ocorreu no fim de outubro.

Prova em três etapas segue em avaliação

A Câmara dos Deputados ainda está analisando o projeto de lei que prevê a realização do Enem em três etapas, com uma avaliação ao final de cada ano do Ensino Médio. Pelo texto do deputado Izalci Ferreira, de Brasília, as duas primeiras provas deverão avaliar o aluno pelo conteúdo, mais próximo à maneira que acontece hoje. Já o último teste seria de aptidão vocacional.

De acordo com o deputado, uma avaliação dividida em mais etapas permite que o desempenho do estudante seja gradativamente testado. A proposta será analisada pelas comissões de Educação e de Constituição, Justiça e de Cidadania. Ainda é impossível se determinar a partir de que ano a proposta passaria a valer.

A proposta também prevê pelo menos 3 mil horas de aulas para o Ensino Médio, ao longo de no mínimo três anos. Segundo o autor do projeto, a intenção é transformar em regra geral a jornada escolar diária de cinco horas.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/geral/noticia/2014/02/mec-descarta-possibilidade-de-duas-provas-do-enem-em-2014-4415522.html

 

Um comentário sobre “ENEM 2014 – A possibilidade de duas provas é descartada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>